Reescrevendo a história da Hemoterapia

Orientação aos Pacientes

DEVERES DOS PACIENTES RELACIONADOS À TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTES

1. Apresentar documento oficial com fotografia para cadastro do paciente no serviço e carteirinha do convênio, se for o caso;

2. Apresentar Solicitação de Transfusão ou relatório médico de encaminhamento para a transfusão;

3. Comunicar ao Hemoservice caso haja alguma impossibilidade de comparecer na data agendada para a realização da transfusão ou da coleta de amostra pré transfusional;

4. Responsabilizar-se quando da recusa da transfusão ou demais procedimentos decorrentes;

5. Fornecer informações completas e precisas sobre doenças prévias, alergias, procedimentos médicos pregressos e demais situações relacionadas à sua saúde;

6. Observar e colocar em prática todas as recomendações e instruções que lhe foram transmitidas pelos profissionais durante ou após seu atendimento;

7. Não tocar/manipular o acesso venoso estabelecido, materiais de uso do paciente (equipo de transfusão/gotejamento, hemocomponente, curativo de punção) ou quaisquer equipamentos;

8. Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviço, que deverão ser tratados com cortesia;

9. Deixar seus pertences com pessoa de sua confiança ou trancados em armários disponibilizados durante seu atendimento;

10. Estar adequadamente trajado nas dependências do serviço;

11. Manter o celular no modo silencioso durante o seu atendimento;

12. Não fumar nas dependências do serviço.



"Trata-se de uma empresa de origem familiar, tendo hoje uma estrutura profissional, totalmente adequada às demandas do cenário empresarial atual."

DIREITO DOS CANDIDATOS À DOAÇÃO DE SANGUE

1. Apresentar documento oficial com fotografia para cadastro do paciente no serviço e carteirinha do convênio, se for o caso;

2. Apresentar Solicitação de Transfusão ou relatório médico de encaminhamento para a transfusão;

3. Comunicar ao Hemoservice caso haja alguma impossibilidade de comparecer na data agendada para a realização da transfusão ou da coleta de amostra pré transfusional;

4. Responsabilizar-se quando da recusa da transfusão ou demais procedimentos decorrentes;

5. Fornecer informações completas e precisas sobre doenças prévias, alergias, procedimentos médicos pregressos e demais situações relacionadas à sua saúde;

6. Observar e colocar em prática todas as recomendações e instruções que lhe foram transmitidas pelos profissionais durante ou após seu atendimento;

7. Não tocar/manipular o acesso venoso estabelecido, materiais de uso do paciente (equipo de transfusão/gotejamento, hemocomponente, curativo de punção) ou quaisquer equipamentos;

8. Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviço, que deverão ser tratados com cortesia;

9. Deixar seus pertences com pessoa de sua confiança ou trancados em armários disponibilizados durante seu atendimento;

10. Estar adequadamente trajado nas dependências do serviço;

11. Manter o celular no modo silencioso durante o seu atendimento;

12. Não fumar nas dependências do serviço.

Referências legais:
Constituição da República Federativa do Brasil
Código Civil Brasileiro (Lei 10.406 de 10.01.2002)
Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8078, de 11.09.1990)
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Estatuto do Idoso (Lei 10741, de 01.10.2003)